Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

ITANHAÉM GANHA MAIS UMA PARÓQUIA
Por Felipe Moscatello

 

No último domingo, 25/03/12, às 9 horas foi realizada a Solenidade de Instalação da Paróquia Nossa Senhora de Sion de Itanhaém, presidida por Dom Jacyr Francisco Braido, bispo diocesano de Santos.

Na ocasião também foi dada a posse ao 1º Pároco: Pe. Esteban Ruan Suberviola Gonzalez, que já estava acompanhando a comunidade, desde a nomeação como vigário paroquial em 13/05/2011.

A Paróquia Nossa Senhora de Sion, surgiu a partir do desmembramento da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém e abrange a região do bairro Vila Nova Itanhaém, até o Balneário Marrocos (divisa de município) e atualmente conta com a Igreja Matriz N. Sra. de Sion (Suarão), Comunidade São Judas Tadeu (Vl. N.S.de Sion - Av. Cabuçú), Comunidade Sagrada Família (Jd. Magalhães); Comunidade N. Sra. da Glória (Campos Elíseos) e Comunidade Beato José de Anchieta (Vl. Loty).

DEFINIÇÂO DE PARÓQUIA
Na Igreja Católica a definição de paróquia é dada pelo Código de Direito Canônico que declara: « Paróquia é uma determinada comunidade de fiéis, constituída estavelmente na Igreja particular, e seu cuidado pastoral é confiado ao pároco como a seu pastor próprio, sob a autoridade do Bispo diocesano. » (Cân. 515 § 1º). Determina ainda o direito canônico que « toda diocese ou outra Igreja particular seja dividida em partes distintas ou paróquias. » (Cân. 374 § 1º).

Em geral as paróquias são circunscrições eclesiásticas territoriais que compreendem todos os fiéis de um determinado território. Entretanto há também as chamadas paróquias pessoais que são constituídas em razão de rito, língua ou nacionalidade dos fiéis de um território. (cf. Cân. 518) No magistério de João Paulo II «a” comunhão eclesial, embora possua sempre uma dimensão universal, encontra a sua expressão mais imediata e visível na Paróquia: esta é a última localização da Igreja; é, em certo sentido, a própria Igreja que vive no meio das casas dos seus filhos e das suas filhas. » (Christifideles Laici, 26).

Mais recentemente o Documento de Aparecida denomina paróquia como "comunidade de comunidades".

 

HISTÓRICO DA IGREJA N. SRA. DE SION
Construída em 1955, pelo então grupo denominado Círculo Social do Ipiranga com apoio da Congregação dos Padres de Sion (Sionitas) a Igreja Nossa Senhora de Sion, foi um marco para o progresso nas imediações do bairro do Suarão, em Itanhaém, sendo um das primeiras e a mais ostentosa construção daquele vilarejo.
Teve sua primeira missa presidida por Dom Idílio José Soares - Bispo Diocesano de Santos.
Durante os 57 anos de existência passaram por ali diversos padres e religiosas, ligados à Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, a qual a Igreja pertence.
A partir de 1995, a comunidade passou a status de Igreja com o primeiro padre residente e algumas comunidades em bairros próximos. Foram 4 padres que residentes na igreja até a atualidade.
Agora, depois de muito esforço e comprometimento da comunidade, neste domingo 25/03/12 a Igreja merecidamente se tornará paróquia, podendo oferecer um melhor atendimento a população da região.

 
 
 
 
 
 
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player